Tipos de coletor menstrual: saiba como escolher o melhor modelo

Antes de começar este texto, te convidamos para uma breve reflexão: já pensou na quantidade de absorventes que são descartados todos os dias no meio ambiente?

Cada absorvente demora cerca de cem anos para se decompor na natureza. Portanto, este é um item nada amigo da natureza.

Para substituir o uso de absorventes foram criadas alternativas mais ecológicas, como por exemplo vários tipos de coletor menstrual, um copinho coletor fabricado em silicone hipoalergênico reutilizável. 

Mas como saber tudo sobre coletor menstrual bem como os benefícios do coletor menstrual?

Atualmente, existem vários tipos de coletor menstrual. Portanto, é possível utilizar outros métodos além dos tradicionais absorventes, pois as novidades oferecem muito mais vantagens.

Para você saber tudo sobre coletor menstrual, reunimos neste post diversas informações do produto como:

  • Benefícios do coletor menstrual;
  • Tipos de coletor menstrual;
  • Como usar os diversos tipos de coletor menstrual;
Veja tudo sobre o coletor menstrual no nosso site.

Benefícios do coletor menstrual

Saiba tudo sobre coletor menstrual e os benefícios do coletor menstrual e reflita sobre seu uso. Será que vale a pena mudar?

Todos tipos de coletor menstrual seguem o mesmo princípio, são uma espécie de recipiente utilizado para coletar o sangue menstrual.

Todos os diversos tipos de coletor menstrual têm uma anatomia perfeita para ser colocado dentro da vagina.

A intenção é que todos os tipos de coletor menstrual criem um vácuo para evitar possíveis vazamentos.

Além disso, qualquer dos tipos de coletor menstrual possui maior capacidade se comparado à um absorvente interno convencional.

Independente dos tipos de coletor menstrual, todos são fabricados com o mesmo material. Pode ser um silicone médico, portanto, hipoalergênico, ou então em plástico elástico – TPE – como os usados em cateteres.

Os tipos de coletor menstrual podem durar até 10 anos, quando utilizados da maneira correta.

Além do mais, tudo sobre coletor menstrual impulsiona seu uso porque os benefícios do coletor menstrual contribuem para a saúde da mulher e para o meio ambiente.

Vamos entender tudo sobre coletor menstrual relacionado aos benefícios do coletor menstrual:

  • Antialérgico:

Um dos benefícios do coletor menstrual, é que ele não deixa que o sangue menstrual entre em contato com a pele, evitando alergias e a proliferação de bactérias que podem causar infecções.

  • Econômico:

Outro dos benefícios do coletor menstrual é ser econômico, porque é reutilizável e possui grande durabilidade, diferentemente dos absorventes tradicionais, que possuem uso único. 

  • Eco-friendly:

Sua alta durabilidade e capacidade de reutilização é mais um dos benefícios do coletor menstrual e utilizá-lo é uma atitude eco-friendly, pois ele não gera resíduos poluentes.

  • Menos preocupações:

É importante observar que o uso dos absorventes tradicionais tem o período de troca com frequência maior se comparada ao coletor menstrual, dependendo do fluxo.

Isso faz com que a utilização do coletor promova menos preocupações ao longo do dia.

Este é outro exemplo dos benefícios do coletor menstrual.

Saiba tudo sobre coletor menstrual e como ele pode te trazer liberdade.
  • Liberdade para atividades.

Além disso, existe o fator liberdade: nesse período do mês, é comum que exista certa preocupação em relação à realização de determinadas atividades como nadar e praticar atividades físicas, por exemplo. 

Todos os tipos de coletor menstrual permitem que você realize esportes variados, como natação e dança por exemplo.

Esta liberdade, com certeza, é um dos benefícios do coletor menstrual que todas as mulheres apreciam!

Mas isto não é tudo sobre coletor menstrual para sua análise: se uma mulher usa, em média, 2 pacotes por ciclo então serão 288 unidades em um ano.

Os vários tipos de coletor menstrual proporcionam uma economia importante pois, com ele você usará em torno de 4 unidades durante toda sua vida.

Tudo sobre coletor menstrual envolve uma mudança cultural, mas os benefícios do coletor menstrual mostram que vale a pena mudar devido à economia e à contribuição para um meio ambiente mais sustentável.

Tipos de coletor menstrual

A marca Fleurity fabrica coletores compostos por silicone medicinal que substitui o uso dos absorventes tradicionais. É uma empresa apresenta tudo sobre coletor menstrual.

Todos tipos de coletor menstrual foram projetados para prevenir possíveis vazamentos e garantir que o uso seja realizado da melhor forma possível.

Importante ressaltar que, porte físico, intensidade do fluxo, altura do colo do útero e a prática de atividades físicas não interferem na escolha dos tipos de coletor menstrual.

Existe, naturalmente, uma diminuição na tonicidade do assoalho pélvico e na sua elasticidade.

Isto se deve à gestação e ao passar dos anos e, portanto, os tipos de coletor menstrual se adequam às estas necessidades.

Mas tudo sobre coletor menstrual indica que não há uma definição de medidas exatas mesmo com as características individuas das mulheres.

No entanto, a escolha realizada por meio dessa classificação ajuda a promover um melhor uso pois potencializa os benefícios do coletor menstrual em todos os tipos de coletor menstrual.

Os tipos de coletor menstrual estão descritos abaixo:

Tipos de coletor menstrual: modelo 1

Indicado para mulheres com mais de 30 anos ou para aquelas que já possuem filhos. Suas medidas são 46mm de diâmetro, 80mm de comprimento.

Tipos de coletor menstrual: modelo 2

Para as mulheres que tenham menos de trinta anos e que não tenham tido filhos. Suas medidas são 40mm de diâmetro e 80mm de comprimento. 

Tipos de coletor menstrual: modelo Mini

Recomendado para mulheres que possuem o canal vaginal mais estreito, ou colo do útero mais baixo. 

Além disso, também é indicado para ser utilizado por mulheres virgens, adolescentes, no período pré-menopausa, após cirurgia de reconstrução vaginal, período pós-parto (após quarentena), durante a amamentação e com histórico de ressecamento vaginal. 

Suas medidas são 39mm de diâmetro, 63mm de comprimento.

Veja que tudo sobre coletor menstrual tem uma característica própria. Por isso é importante prestar atenção em qual destes tipos de coletor menstrual você se encaixaria.

Conheça tudo sobre coletor menstrual Fleurity. Clique e confira!

Como usar os diversos tipos de coletor menstrual

  • O coletor menstrual deve ser inserido dobrado no canal vaginal;
  • Em posição confortável como de cócoras;
  • Ele está encaixado corretamente quando abre completamente e forma um vácuo;
  • Tente puxar levemente, se estiver difícil de sair é porque está correto;
  • Na hora de tirar, é necessário dar um leve apertão para tirar o vácuo, puxar e jogar o sangue no vaso sanitário;
  • Para higienizar, lavar o coletor toda vez que for esvaziado com sabão neutro;
  • Ferver o coletor menstrual no final ou no início do ciclo;
  • Para guardar o copo menstrual, prefira saquinho de algodão. Sacos de plásticos evitam a ventilação deixando o ambiente mais propício para a proliferação de bactérias.

Onde comprar

Quando entendemos tudo sobre coletor menstrual percebemos que seu uso é muito melhor quando comparado aos absorventes convencionais.

Nós do Armazém Tropical temos os kits contendo coletor Fleurity, manual e saquinho de algodão para armazenamento.

Visite nossa loja e confira!

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)