Guia completo de como cuidar da sua horta orgânica

Atualmente o consumo de alimentos orgânicos tem crescido consideravelmente.

Isto porque a população está cada vez mais focada em ter uma alimentação saudável, através de alimentos com mais nutrientes.

Para quem tem um espaço, uma boa alternativa é fazer horta orgânica em casa. Se você não tem muito espaço pode pensar em uma horta orgânica em apartamento.

Assim, você pode cultivar seus próprios alimentos, livres de substâncias nocivas ao corpo.

Neste artigo, você aprenderá tudo o que precisa saber sobre alimentos orgânicos e também sobre horta orgânica em casa e horta orgânica em apartamento.

O que são alimentos orgânicos

Os alimentos orgânicos são alimentos que não são cultivados com o auxílio de produtos químicos sintéticos.

Este sistema não utiliza agrotóxicos, adubos químicos, aditivos sintéticos, antibióticos, hormônios, nem técnicas de engenharia alimentar.

As técnicas de engenharia alimentar são realizadas nos alimentos geneticamente modificados, também chamados de alimentos transgênicos.

Qual a importância dos alimentos orgânicos

Diversos estudos comprovam que manter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes traz muitos benefícios ao corpo, aliada também à prática de exercícios físicos regulares.

Ter uma horta orgânica em casa é uma atividade prazerosa e saudável.

Porém, é importante lembrar que os alimentos vegetais que são oferecidos nos supermercados podem conter substâncias nocivas, pois o crescimento das plantações é intensificado através do uso de agrotóxicos. O veneno que é pulverizado nas plantações fica retido nos alimentos e consequentemente, são consumidos pelos humanos e serão processados pelo corpo.

Como montar horta orgânica em casa ou horta orgânica em apartamento

Não é necessário ser um pequeno produtor para consumir alimentos orgânicos, pois mesmo com pouco espaço é possível ter uma horta orgânica em casa bem como horta orgânica em apartamento!

Outra dúvida é como cuidar de horta orgânica, mas isto é mais simples do que parece.

Horta orgânica em casa, além de ser relaxante, proporciona mais qualidade de vida, tanto devido ao envolvimento com a natureza quanto pela própria experiência de colocar a mão na terra para produzir o próprio alimento fresco e saudável.

As hortas orgânicas podem ser construídas em qualquer lugar e, ao contrário do que as pessoas pensam, não demandam muito tempo diário.

Veja 4 passos para montar horta orgânica em casa ou horta orgânica em apartamento.

1.Escolha o local

O primeiro passo para ter uma horta orgânica em casa é escolher o local onde ela ficará pois deverá ficar em um local adequado para receber luz solar por 5 ou 6 horas por dia.

Mas, também deve ficar protegida contra o vento e ser de fácil acesso.

Em um espaço aberto é possível utilizar telas de sombrite, a fim de combater o sol em excesso.

Você sabe como cuidar de horta orgânica?

2. Ficar atento ao sol

Caso opte por montar em um canteiro sua horta orgânica em casa, o recomendado é que você escolha um local que seja ensolarado pois as plantas necessitam da luz do sol.

Se você quiser montar horta orgânica em apartamento verifique qual local há maior incidência de sol e faça sua horta neste ambiente.

No entanto, é importante saber que cada planta possui uma necessidade diferente de luz e por isso, deve-se considerar esse fator antes de iniciar a sua horta orgânica em casa ou horta orgânica em apartamento.

3.Escolha um lugar ideal para plantar

Horta orgânica em casa

Quando se opta por plantar diretamente no solo, é imprescindível ficar atento quanto à organização dos canteiros e também se o solo está sustentado de alguma maneira.

Pode-se utilizar blocos, pneus ou qualquer outro objeto ao redor do canteiro para evitar a erosão do mesmo e não ter sua horta orgânica em casa desmanchada antes da colheita!

A fim de garantir um bom desenvolvimento da sua horta orgânica em casa, é importante utilizar sementeiras que podem ser feitas até mesmo de isopor para cultivar as suas mudas, somente após o desenvolvimento das folhas definitivas é que deve acontecer o transplante para o solo.

Com esta medida há melhor aproveitamento das sementes resultando em plantas mais saudáveis.

Horta orgânica em apartamento

Caso você queira sua horta orgânica em apartamento, portanto construída em um local menor, é importante utilizar recipientes práticos e que possam ser adaptados ao seu espaço.

Uma opção são os vasos auto irrigáveis e as jardineiras pois, além de serem excelentes para o plantio da sua horta orgânica em apartamento, também decoram o ambiente.

Os vasos podem ser utilizados para cultivar diferentes espécies e ainda permite que você os leve para qualquer canto do apartamento.

Já as jardineiras, por serem mais compridas, oferecem mais liberdade para montar uma horta orgânica em apartamento.

Mas tenha em mente que, ao utilizar vasos e ou jardineiras na horta orgânica em apartamento é necessário manter o solo bem nutrido.

Tenha uma horta ecológica no seu apartamento. Clique e conheça as opções disponíveis do Armazém Tropical.

4.Cuidando do solo

Saber como preparar o solo é fundamental para quem quer ter uma horta orgânica em casa ou mesmo um horta orgânica em apartamento.

Será através dele que a planta receberá os nutrientes necessários para crescer.

Para que o cultivo dos alimentos orgânicos tenha resultados é importante que o substrato do vaso tenha sido preparado corretamente junto com o adubo.

Nutrição

Neste contexto, o solo deve ser fértil, mas, também deve ter a densidade correta para que a entrada dos nutrientes coincida com o crescimento e com a necessidade de nutrição.

Para a manutenção nutricional, é possível utilizar o próprio resíduo orgânico, pois alguns deles, como as cascas de ovos, são grandes fontes de cálcio.

Assim você terá uma horta sustentável!

Irrigação

Além da nutrição do solo deve-se atentar para sua irrigação, pois ele deve se manter úmido (mas jamais encharcado) pois do contrário surgirão fungos e/ou bactérias.

Acidez

O ph do solo também é fundamental para que a horta se desenvolva, sendo 5,5 e 6,5 o ideal para as hortaliças.

Mas, fique tranquilo que estes valores podem ser controlados por meio da adição dos nutrientes ao solo.

Época ideal

Portanto, recomenda-se que a adubação pré-plantio seja realizada entre os meses de setembro e março, pois, neste período, o clima mais quente e úmido acaba favorecendo a absorção dos nutrientes.

Conclusão

Você já se sente confiante para ter uma horta orgânica em casa ou uma horta orgânica em apartamento?

O cuidado com a sua horta é essencial e por isso, durante o desenvolvimento das suas plantas, é imprescindível que você retire as ervas daninhas que competem pelos nutrientes e atentar para as plantas que requerem um cuidado maior.

Não se preocupe! Aos poucos você conseguirá compreender como cuidar de cada planta e certamente a sua horta ecológica crescerá bonita e saudável!

Visite nosso site e conheça os vasos e jardineiras auto irrigáveis para sua horta em apartamento.

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)