Página Inicial » Sem categoria » 4 dicas de como ser sustentável

4 dicas de como ser sustentável

Atualmente, muito se fala em como ser sustentável.

Mas quando refletimos se temos adotado práticas sustentáveis, a resposta é bem relativa e depende de quais práticas de sustentabilidade estamos falando.

Primeiramente vamos entender o que é sustentabilidade antes de pensar em como ser sustentável.

Em 1972 aconteceu a Conferência de Estocolmo, idealizada pelas Nações Unidas para tratar de assuntos do Meio Ambiente.

Esta conferência foi realizada com o objetivo de repensar as questões relacionadas à grande degradação da natureza e como propor práticas sustentáveis garantindo um desenvolvimento de modo a não esgotar os recursos para o futuro. Ou seja: conciliar o desenvolvimento econômico com a conservação do meio ambiente.

Desde então, as empresas, governos e pessoas começaram a se preocupar com este assunto e a procurar soluções em como ser sustentável.

Neste artigo vamos dar dicas de como ser sustentável no dia a dia adotando práticas de sustentabilidade.

1 – Como ser sustentável quando vamos às compras

2 – Como ser sustentável em nossa casa

3 – Como ser sustentável na escola, no trabalho e em festas

4 – Como ser sustentável em relação à mobilidade

Vamos lá!

1 – Como ser sustentável quando vamos às compras

Uma das práticas sustentáveis é em relação ao não uso de sacos plásticos. Já percebeu que, mesmo comprando um item só, os estabelecimentos sempre te dão uma sacolinha plástica? Sim, eles não estão atentos, ou não foram treinados, para adotar práticas sustentáveis.

Este é um exemplo de como os estabelecimentos são importantes no seu propósito em como ser sustentável e como práticas de sustentabilidade deveriam ser adotadas.

Então, como regra de práticas sustentáveis, leve sempre sua sacola e recuse as de plástico.

Não se esqueça de levá-las sempre que sair de casa. Esta é uma das práticas de sustentabilidade que deveria ser adotada por todos, reduzindo a quantidade de plásticos gerados diariamente.

Um belo exemplo em como ser sustentável: utilizar sacolas para compras da So bags.

Outra mudança simples que vai te ajudar a adotar práticas sustentáveis é dar preferência para compras à granel e, quando possível, levar seus próprios potes.

Esta atitude colabora em como ser sustentável pois evita o uso de embalagens que, na maioria das vezes, serão descartadas.  Além disto, você compra somente a quantidade que precisa, não havendo desperdício de alimentos. Uma outra ideia de práticas sustentáveis que é bem fácil de adotar e que te ajuda a economizar.

Planejar as compras também colabora em como ser sustentável além de ajudar na economia pois somos incentivados a comprar por impulso.

Esta atitude é fortemente recomendada como uma das práticas de sustentabilidade bem importante porque também evita que compremos aproveitando as ‘promoções’. Nem sempre precisamos daquele produto, mas devido à oferta, acabamos adquirindo aquele item, às vezes em uma quantidade bem acima daquela que realmente precisamos.

Lembre-se que práticas de sustentabilidade estão relacionadas, também, com a forma como você se alimenta.

O consumo de alimentos processados e industrializados também influência nas práticas de sustentabilidade da cadeia de produção como um todo. Estes alimentos utilizam grandes quantidades de energia e água para serem produzidos, além da geração de muitas embalagens que são descartadas.

Como uma das práticas de sustentabilidade repense sua alimentação e prefira alimentos naturais e orgânicos para você e sua família.

2 – Como ser sustentável em nossa casa

Outra das práticas sustentáveis é relacionada à gestão do lixo doméstico. Prestar atenção neste assunto com certeza te ajuda em como ser sustentável baseado em práticas de sustentabilidade reais!

Diariamente descartamos cascas de frutas, pó de café, folhagens e outros resíduos e, na maioria dos casos, eles vão para a coleta municipal e, posteriormente, para o aterro.

Mas estes resíduos podem ser aproveitados fazendo compostagem e muitas pessoas tem adotado esta e outras práticas sustentáveis.

O resultado da compostagem pode ser aplicado no seu jardim bem como em vasos.

Sabemos que há muitas práticas de sustentabilidade, mas aquelas relacionadas ao uso racional de água, sem dúvida são muito importantes.

As práticas sustentáveis se aplicam à irrigação de jardim: sempre faça a rega bem cedo ou à noite. Assim a água demora a evaporar e você consegue otimizar o volume utilizado.

Reutilizar água da máquina de lavar roupas também é um excelente exemplo de práticas sustentáveis. Há várias opções de kits de reuso de água super fáceis de instalar e que vão te ajudar no propósito em como ser sustentável.

Outra dica bem fácil de seguir como práticas de sustentabilidade é instalar aeradores em torneiras e até no chuveiro.

Fácil, barato e funcional 😊

3 – Como ser sustentável na escola, no trabalho, na academia e em festas

E como estamos falando de práticas de sustentabilidade vamos pensar em nossas atitudes fora de casa.

Você pode levar seu próprio copo, canudo e talheres para a escola, trabalho, academia e festas. Os modelos são lindos, funcionais e práticos. Assim você gera menos resíduo e ainda se previne de doenças ao usar descartáveis pois não temos certeza como eles estão armazenados. Em época de pandemia adotar práticas sustentáveis também é sinônimo de proteção não é mesmo?

Muitos estabelecimentos adotam coletores específicos para cada tipo de resíduo. Estas práticas de sustentabilidade têm sido adotadas até em festas e cabe a nós, prestar atenção e descartar nosso lixo no lugar certo.

Outra atitude importante como regra de práticas sustentáveis e levar sua própria garrafinha de água. É só reabastecer nos bebedouros e pronto, não geramos resíduos e ainda economizamos.

4 – Como ser sustentável em relação à mobilidade

A forma como nos locomovemos influência muito quando pensamos práticas de sustentabilidade.

Os grandes centros estão cada vez mais poluídos. Daí a pergunta: Como ser sustentável quando falamos em mobilidade.

Uma das opções que tem sido adotada como um estilo de vida baseado em práticas sustentáveis é se locomover de bicicleta. As ciclovias tem aumentado e, mesmo não sendo suficientes, já possibilitaram que muitas pessoas trocassem o carro pela bike. Um belo exemplo em como ser sustentável!

Mas, nem sempre é viável, então aproveite o fim de semana para fazer pequenas compras usando a bicicleta ou mesmo sair para pedalar com seus amigos ou familiares.

Outra possibilidade é utilizar, sempre que possível transporte público e ou aplicativos de transportes. Já que estes carros estão circulando pela cidade, deixe o seu na garagem e faça opção por eles. Além de te ajudar em como ser sustentável, você ainda vai economizar em estacionamento e pode aproveitar o trajeto da forma que bem desejar.

Conclusão

Viu como ser sustentável pode ser prazeroso e até te ajudar a economizar?

Lendo este artigo espero que você tenha se inspirado a adotar práticas de sustentabilidade na sua rotina.

Acreditamos que, com pequenas mudanças, é possível sim fazer a diferença e ter uma vida mais feliz.

Pense nisto e mude hoje!

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)