Página Inicial » Sem categoria » Benefícios que os produtos orgânicos trazem para a saúde

Benefícios que os produtos orgânicos trazem para a saúde

Nos dias atuais há uma grande preocupação com a saúde e bem estar.

As pessoas estão buscando por alimentos que não somente saciem a necessidade de comer, mas que tragam, também, benefícios para a saúde.

Este novo hábito de consumo tem impulsionado a procura por produtos naturais e orgânicos.

Neste artigo vamos falar sobre a importância dos produtos orgânicos para a saúde bem como falar como os produtos naturais e orgânicos podem trazer muitos benefícios para você.

Você vai entender também o conceito de:

– Produtos orgânicos

– Alimentos orgânicos e inorgânicos

– Produtos naturais e orgânicos e produtos naturais orgânicos

– Benefícios que os produtos orgânicos trazem à saúde

Produtos orgânicos podem ser consumidos integralmente e são muito saborosos!

Produtos orgânicos

Produtos orgânicos são aqueles produzidos sem aplicação de substâncias químicas, agrotóxicos e ou pesticidas além do solo e água não conterem resíduos químicos.

No caso da criação de animais não podem ter sido implantadas alterações genéticas e a alimentação também deve ser feita com produtos orgânicos, bem como, não pode haver nenhum tipo de administração de hormônios.

Esses produtos orgânicos devem ter certificação orgânica, isto significa que análises são feitas para garantir que a produção siga o protocolo de produção orgânica bem como auditoras que comprovem que todas as regras do manejo foram cumpridas.

Mas além disto há um conceito mais amplo. As culturas agropecuárias dos produtos orgânicos são feitas de forma sustentável, de forma a proteger os recursos naturais, o direito dos trabalhadores, e preservando assim o equilíbrio da comunidade local.

No Brasil a certificação orgânica é obtida por meio do selo do SisOrg (Sistema Brasileiro da Avaliação de Conformidade Orgânica), administrado pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

O número de produtos orgânicos vem crescendo muito e hoje há muitas opções de produtos orgânicos, em vários segmentos, e não somente no setor de alimentação. A variedade vai desde produtos de higiene pessoal, cosméticos, utensílios e até artigos de vestuário.

Os produtos orgânicos devem ter a certificação SisOrg – Sistema Brasileiro da Avaliação de Conformidade Orgânica

Alimentos orgânicos e inorgânicos

A definição de alimentos orgânicos e inorgânicos muitas vezes confunde-se com o conceito de como foram produzidos, ou seja, definidos como produtos naturais ou industrializados.

Mas a origem dos alimentos orgânicos e inorgânicos é que define seu conceito.

  • Alimentos orgânicos: sua origem é sempre a partir de animais e vegetais.
  • Alimentos inorgânicos: tem sua origem em elementos como água e sais minerais. Os minerais como potássio, sódio, cálcio entre outros são exemplos de alimentos inorgânicos.

Os alimentos orgânicos e inorgânicos podem, também, ser considerados produtos naturais e orgânicos.

Produtos naturais e orgânicos

Podemos considerar que os produtos naturais são aqueles que são originados na natureza, de plantas e animais, e que não vão sofrer nenhuma alteração até o momento do consumo humano. Estes produtos não sofrem adição de componentes químicos, nem refino nem pasteurização.

Um produto pode ser natural, sem processamento, bem como ter sido produzido seguindo um processo orgânico.

Os alimentos inorgânicos podem também ser considerados naturais, para o caso de consumo sem processamento, como o caso da água mineral.

Produtos naturais e orgânicos são excelentes para manter nosso corpo saudável pois concentram uma grande quantidade de nutrientes devido ao pouco processamento dos alimentos.

Benefícios que os produtos orgânicos trazem à saúde

Para mantermos nossa saúde é muito importante o consumo de alimentos in natura. Os produtos naturais e orgânicos têm esta característica pois sofrem pouco processamento até estarem disponíveis para nosso consumo.

Ao consumir produtos orgânicos podemos ter certeza que, não só a casca, mas também as folhas e polpa, são seguras para consumo, pois não há substâncias químicas e tóxicas. Para aproveitar todos os nutrientes, alguns destes alimentos devem ser consumidos com casca, como o caso da maçã.

Esta regra é válida também para alimentos orgânicos e inorgânicos desde que sejam consumidos da forma menos processada possível.

Considerando ainda o consumo de proteína animal, os produtos orgânicos chegam da forma mais natural à nossa mesa pois os animais não sofrem estresse, só utilizam medicamentos homeopáticos e se alimentam de produtos naturais e orgânicos.

Além disto, o risco de desenvolverem doenças provenientes de confinamento excessivo, também é minimizado pois são criados de forma de forma mais livre.

Outro aspecto é com relação ao solo que, por ser balanceado e livre de metais, vai produzir um alimento mais saboroso e rico em nutrientes.

Outro benefício dos produtos naturais e orgânicos é fomentar a agricultura familiar e manter as famílias no campo. Quando a procura por produtos naturais e orgânicos cresce acontece uma valorização do trabalho no campo.

Como não utilizam aditivos químicos, os produtos orgânicos, não contaminam a água preservando a biodiversidade de fauna e flora.

Além disto, outra vantagem dos produtos naturais e orgânicos é que este tipo de agricultura também preserva o meio ambiente e minimiza os riscos de contaminação para as novas gerações.

O método de rotação de cultura, a compostagem entre outras técnicas de cultivo de produtos orgânicos, também proporcionam um solo mais balanceado em relação às monoculturas em larga escala que tornam o solo pobre e saturado.

Além de todos estes aspectos o uso de energia é menor nas culturas de produtos orgânicos pois o trato é feito de forma manual, utilizando-se de muita matéria orgânica no lugar de agrotóxicos.

Aliás, na agricultura convencional, devemos lembrar que os agrotóxicos e fertilizantes são feitos a partir de base de petróleo, altamente poluente e com um trato altamente mecanizado, com consumo alta de energia.

Produtos naturais e orgânicos promovem uma melhora na nossa saúde e bem estar.

Conclusão

Neste artigo falamos sobre o significado de alimentos orgânicos e inorgânicos e os benefícios dos produtos naturais e orgânicos para saúde como:

– produtos orgânicos podem ser consumidos in natura;

– maior ingestão de nutrientes pois os produtos naturais e orgânicos podem ser consumidos integralmente;

– alimentos orgânicos e inorgânicos também podem ser produzidos com protocolos orgânicos;

– criação de animais sem estresse e criados com produtos orgânicos o que promove uma alimentação de melhor qualidade;

– valorização do trabalho no campo;

– não contaminação de solo e rios pois os produtos orgânicos são usam agrotóxicos;

– a importância em consumir alimentos orgânicos e inorgânicos;

– o uso de métodos naturais para a produção de produtos orgânicos e sem uso de pesticidas originados do petróleo.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado na escolha de hábitos saudáveis para ter uma vida mais plena com o consumo de produtos orgânicos, sejam eles alimentos orgânicos ou inorgânicos.

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)