Página Inicial » Produtos ecológicos » Calcinha absorvente: saiba tudo sobre esse produto amigo do meio ambiente

Calcinha absorvente: saiba tudo sobre esse produto amigo do meio ambiente

A calcinha absorvente é uma alternativa ao absorvente de calcinha, visando reduzir a produção desse tipo de lixo que demora para se decompor no meio ambiente. Também é considerado mais prático para as mulheres, venha saber mais!

Não somos os mesmos desde sempre, estamos sempre em busca de melhorias que façam com que o dia a dia se torne cada vez mais simples e prático. 

E, além da busca pela praticidade e simplicidade, também existe a atual procura por produtos que realizem menos impacto para o meio ambiente, visto que precisamos ter uma atenção cada vez maior à ele. 

Com isso, surgiu no mundo feminino um produto que visa mais praticidade e higiene para as mulheres, a calcinha absorvente, o que também ajuda na redução do consumo e descarte de absorventes comuns. 

Se você nunca ouviu falar nesse produto, continue lendo esse post para saber mais. E, caso já tenha ouvido falar, aproveite para aprofundar seus conhecimentos e conferir onde pode comprá-lo. Boa leitura!

  • Uma breve história dos absorventes
  • Entenda mais sobre a calcinha absorvente
  • Veja onde comprar a sua calcinha menstrual
  • Conforto para você e cuidado com o planeta 

Uma breve história dos absorventes

Existem indícios de que os primeiros absorventes da história eram versões arcaicas dos absorventes internos de atualmente e mulheres do mundo todo utilizavam o produto dessa forma. 

Depois de alguns anos, mais precisamente na Idade Média, sabe-se que as mulheres utilizavam “toalinhas” sob as roupas íntimas, que eram lavadas e depois reutilizadas. 

Já em meados de 1890 surgiram os primeiros absorventes descartáveis e, mais à frente, durante a Primeira Guerra Mundial, enfermeiras perceberam que materiais utilizados em soldados feridos possuíam bom potencial de absorção.

Com isso, surgiram os primeiros tipos de absorvente de calcinha, mais parecidos com os que temos hoje. 

Depois, com o passar dos anos, o modelo foi passando por melhorias e adaptações, visando tornar seu uso mais agradável para as mulheres. 

Qual o impacto no meio ambiente?

Faça a seguinte conta: uma mulher, utiliza uma média de dez absorventes a cada ciclo menstrual. 

Sendo assim, levando em conta que os ciclos duram do período da puberdade até a menopausa, estima-se que sejam utilizados entre dez a quinze mil absorventes por mulher! 

Caso você tenha disposição, multiplique essa quantidade com o número total de mulheres em nosso país, por exemplo. Imagine só no mundo todo.  

Infelizmente, no Brasil não existe reciclagem específica para esse tipo de lixo, todo absorvente de calcinha usado acaba indo para lixões e aterros, acarretando em um problema significativo para o meio ambiente. 

Além disso, há o perigo de contaminação do ambiente, pois leva-se mais de 100 anos para que o produto se decomponha.

Isso porque alguns tipos de absorvente de calcinha podem conter aditivos químicos utilizados em sua fabricação. 

Entenda mais sobre a calcinha absorvente

Em meio à diversos produtos que ocupam a categoria de alternativas ecológicas surge, então, a calcinha para menstruação, também conhecida como calcinha menstrual ou calcinha absorvente. 

Não à toa, para atender todo tipo de consumidora, existem diversas marcas que vêm apostando na calcinha para menstruação. 

Um exemplo delas é a calcinha Bela Gil, culinarista e apresentadora de televisão, criou o produto em parceria com a marca Korui. 

Como possui uma composição pensada detalhadamente, a calcinha menstrual é extremamente fácil de usar e pode ser lavada na máquina. 

Além disso, a calcinha Bela Gil também é totalmente livre de químicos!

Do que é feita a calcinha absorvente?

A calcinha absorvente Bela Gil é indicada para fluxos leves e moderados, formada por camadas de tecidos absorventes, impermeáveis e respiráveis.

Dessa forma, as consumidoras podem ficar tranquilas, pois é possível absorver o fluxo menstrual e ainda promover respiro para a região. 

Além disso, apesar de serem impermeáveis, os tecidos da calcinha para menstruação são confortáveis e finos, o que faz com que a calcinha absorvente possa ser utilizada da mesma forma que uma calcinha comum. 

Para sermos mais exatos, abaixo reunimos a composição de cada uma das camadas que a calcinha Bela Gil possui. São elas: 

  • Tecido interior formado por algodão e elastano; 
  • Tecido mediano constituído de TPU com algodão;
  • Tecido exterior feito de poliamida e elastano. 

Ou seja, todos os produtos foram desenvolvidos para garantir conforto, segurança e praticidade a quem compra a calcinha absorvente e a utiliza. 

Como utilizá-la da melhor maneira? 

Primeiramente, antes do primeiro uso da sua calcinha menstrual, recomenda-se lavar de 8 a 10 vezes para que o produto seja capaz de atingir sua capacidade máxima de absorção.

Entretanto, não há restrições para utilizar após apenas a primeira lavagem, porém tenha em mente que pode ser que a calcinha absorvente não esteja com a capacidade máxima de absorção. 

Para usar no dia a dia, não se preocupe! A calcinha para menstruação funciona como uma calcinha comum, você só precisa ficar atenta ao seu fluxo menstrual. 

Ou seja, se você estiver em um dia de fluxo moderado, pode ser que tenha que trocá-la durante o dia. Já no caso de dias com fluxo leve, com certeza é possível passar o dia todo com ela. 

Para lavá-la também não existe muita preocupação: a calcinha menstrual Bela Gil pode ser lavada tanto no banho, quanto na máquina de lavar. 

Depois da lavagem, é importante deixar a calcinha absorvente secar ao sol, pois ele é um poderoso desinfetante natural. 

Veja onde comprar a sua calcinha menstrual

Como vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, comprar uma calcinha absorvente é algo simples, especialmente na internet. 

Isso porque existem diversas lojas que vêm apostando na venda do item, e nós do Armazém Tropical estamos entre elas!

Somos uma empresa que possui loja física e online, com diversas opções de produtos naturais e ecológicos que podem ser do seu interesse. 

Para quem se interessou sobre a calcinha absorvente e deseja colaborar produzindo menos resíduo para o meio ambiente, tanto na loja física quanto na online dispomos de modelos de calcinha absorvente Bela Gil para venda. 

Além disso, aproveite para conferir os outros tipos de produtos disponíveis, pois cada um deles é selecionado com cuidado e atenção, visando despertar cada vez mais o lado sustentável das pessoas. 

Conforto para você e cuidado com o planeta 

Neste conteúdo você conferiu uma breve história dos absorventes e como o descarte desse tipo de produto é capaz de promover impactos negativos para o meio ambiente. 

Além disso, também reunimos informações sobre a calcinha menstrual, explicando detalhes desse produto que surgiu como uma alternativa mais sustentável, sem deixar a segurança e o conforto de lado.

Por fim, compartilhamos onde você pode comprar uma calcinha absorvente para chamar de sua, na nossa loja Armazem Tropical, que possui diferentes modelos da calcinha Bela Gil para você escolher. 

Acesse o site para conferir as opções de calcinha absorvente Bela Gil disponíveis e faça sua parte aderindo um produto que oferece menos impacto para nosso planeta.

Então, não perca tempo! Garanta conforto e liberdade mesmo naqueles dias! 

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)