Página Inicial » Meio ambiente » Copo sustentável – entenda os benefícios de esquecer o copo descartável

Copo sustentável – entenda os benefícios de esquecer o copo descartável

A história do plástico

O plástico foi sem dúvida uma das grandes invenções do século XX. Possibilitou a melhor conservação dos produtos, deixou as embalagens mais leves, facilitando o transporte e deixou nossa vida mais “cômoda”.

O plástico não é um recurso natural pois não está presente de forma pronta na natureza, ele é o resultado de muita pesquisa e experimentos químicos. Inicialmente tinha como objetivo substituir materiais de origem animal, como o marfim dos elefantes, e foi ganhando espaço por ser um material leve, resistente e versátil.

Em 1900 surge a primeira forma comercial do plástico totalmente sintético, chamada Baquelite.

Em 1909 surge o descartável, atendendo a legislação americana que proibia a utilização de xícaras comunitárias em trens, o que evitava a proliferação de doenças.

E a partir dos anos 50 foi só aumentando sua utilização. Na virada do milênio o plástico ainda era visto com um futuro brilhante, ajudando no avanço tecnológico, prosperidade econômica e melhoria dos padrões de vida das pessoas.

“Entre os itens de plástico mais descartados, estão os copos, por isso, ter um copo sustentável / copo retrátil / copo reutilizável é uma ótima opção”

Do que é feito o plástico

A principal matéria-prima é o petróleo, produto não-renovável, que é utilizado em diversos setores pelo homem e que também está diretamente relacionado à poluição ambiental.

Na fabricação, o petróleo é transformado em resina plástica, que passa por processos dependendo do tipo de plástico que será fabricado. Os tipos mais empregados são os termoplásticos, que ficam moles quando passam por aquecimento e podem virar diversos produtos.

O problema do plástico no planeta

O contato com o plástico é enorme no dia-a-dia, vai desde garrafas pet, sacolas de mercado, brinquedos, utensílios de cozinha, fraldas, absorventes, escova de dente, embalagens, etc. 

O plástico se acumula na natureza, pois não se decompõe com facilidade e pode demorar até 400 anos para se decompor por completo.

Apesar de no Brasil existir a coleta seletiva e ter a reciclagem do plástico, a quantidade desse material reciclado ainda é muito pequena frente a sua produção.

O terrível uso dos descartáveis

“Você se arruma para uma festa e dentro da bolsa já coloca o seu kit sustentável: o copo retrátil para os drinks, o canudo de metal para a deliciosa caipirinha, o kit zero waste com garfo, faca, colher e hashi de bambu, e o guardanapo de pano. Só após isso você pode dizer que está realmente pronta para aproveitar a festa.

Chegando lá, você encontra seus amigos. Todos com seus devidos copos, cada um com a sua bebida favorita, só abastecendo o refil. Na hora de comer, cada um com seu kit de talher sustentável rindo e lembrando de como se achava impossível mudar hábitos e ter uma vida mais sustentável”

Esse relato é difícil de ser realidade, infelizmente. Ainda são poucas pessoas que possuem essa consciência e investem em kits reutilizáveis para levar para os lugares.

Festas, confraternizações, aniversários são eventos em que a quantidade de descartáveis gerada é incontável. A “praticidade” ainda é mantida como prioridade, por isso a procura por esses itens é muito grande nessas ocasiões. Os produtos são usados e descartados no final.

Para a natureza, não existe jogar fora, tudo que é descartado é acumulado no meio ambiente, demorando anos para se decompor.

Soluções sustentáveis

Nos últimos anos surgiram muitas opções para substituir os descartáveis. Dentre as que são mais faladas:

  • Canudo reutilizável: tomar um suco e ter o seu canudinho na bolsa já se tornou rotina de muitas pessoas. Em várias cidades do Brasil a proibição do uso de canudo de plástico já é lei;
  • Copo sustentável / copo retrátil / copo reutilizável: é normal estarmos em um lugar, ficar com sede e pegar um copinho de plástico para tomar água do bebedor. Ou ainda, tomar um cafezinho em um estabelecimento com o copinho. Isso se repete várias vezes na semana, sendo que quando vemos já consumimos uma quantidade enorme do copo descartável. Isso pode ser facilmente trocado por um copo reutilizável, e ainda existe no mercado o copo retrátil, que ficam pequenos e não ocupam muito espaço na bolsa;
  • Kit Zero Waste ou kit lixo zero: é possível levar seu kit de talher para todos os lugares, assim quando você for em um restaurante ou estiver em uma festa e precisar de talher para se alimentar, já terá o seu kit de talher reutilizável disponível;
  • Garrafa de água: quem nunca passou pela situação de estar na rua, com um sol de 40º e precisar comprar uma garrafinha de água? Isso é possível de se evitar se você sempre andar com a sua garrafa reutilizável. E se ainda for uma garrafa térmica não correrá o risco de a água ficar quente.

Conheça o copo retrátil, copo sustentável e o copo reutilizável

Mudanças nunca são fáceis de serem feitas, mas com um propósito e boa vontade é possível mudar hábitos do cotidiano.

O copo sustentável ou copo retrátil é a sugestão do Armazém Tropical para começar essa mudança.

  • O copo sustentável pode ser levado para todo lugar;
  • O copo sustentável é prático e fácil de usar;
  • O copo sustentável é pequeno então cabe na bolsa e no carro;
  • O copo sustentável diminui o consumo de descartáveis
  • O copo sustentável pode ser usado por crianças e adultos, já que a maioria é feita de silicone e não quebra;
  • O copo sustentável pode ser usado para bebidas quentes e frias;
  • O copo sustentável faz você enxergar o lixo de outro jeito;
  • O copo sustentável de muitas marcas pode ir no freezer e micro-ondas;
  • O copo sustentável, quando também é um copo retrátil,  fica pequeno fechado e grande aberto.

Diariamente são usados 720 milhões de copos plásticos descartáveis no Brasil, com taxa de reciclagem próxima de zero. Com essa informação é possível ver o tamanho do estrago que fazemos para a natureza, com um item tão fácil de ser substituído.

Ao recusar um copo descartável você está:

  • Criando uma cultura de consciência para o planeta;
  • Evitando o descarte de plástico;
  • Diminuindo a emissão de gases do efeito estufa que causam mudanças climáticas;
  • Influencia as pessoas ao seu redor a mudarem seus hábitos.

Com o copo sustentável / copo reutilizável / copo retrátil, é só colocar na bolsa, utilizar quando necessário, lavar e guardar novamente.

O silicone é um ótimo material para ter o copo, pois:

  • É flexível;
  • Fácil de lavar;
  • Pode ser usado para bebidas quentes e frias;
  • Não junta bactérias.

Opções de copo sustentável ou copo reutilizável:

Copo sustentável / copo reutilizável / copo retrátil Menos 1 Lixo: o copo retrátil da empresa Menos 1 Lixo é uma ótima pedida para quem busca praticidade. Ele é um copo sustentável, pois pode ser usado diversas vezes. É um copo reutilizável pois é feito de silicone e pode ser lavado e colocado dentro da bolsa. E além de tudo é um copo retrátil, ele fechado fica pequeno e perfeito para caber dentro da bolsa. O melhor de tudo é que a marca é brasileira e o copo sustentável é produzido aqui no Brasil.

“Copo sustentável / copo reutilizável / copo retrátil Menos 1 Lixo”

Copo sustentável / copo reutilizável / copo retrátil Silicup: também é um copo retrátil, fica perfeito para ser levado na bolsa. Por ser de silicone, é um copo reutilizável, precisando apenas ser lavado. E é um copo sustentável pois elimina muitos copos plásticos que costumamos usar.

“Copo sustentável / copo reutilizável / copo retrátil Silicup”

Copo sustentável / copo reutilizável de fibra de bambu: com um design lindo e perfeito para deixar no escritório, esse copo sustentável pode ser usado para bebidas quentes e frias, e também é um copo reutilizável, pois pode ser lavado e usado diversas vezes.

“Copo sustentável / copo reutilizável de fibra de bambu.”

Já está convencido?

Somos responsáveis pelo lixo que geramos. O Armazém Tropical luta para mudar os hábitos das pessoas, influenciando para um consumo consciente e que gere menos lixo para o planeta.

No nosso site você encontrará diversas opções de produtos fáceis de serem substituídos e que trarão muitos benefícios para você e o planeta.

1 comentário em “Copo sustentável – entenda os benefícios de esquecer o copo descartável”

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)