Página Inicial » Produtos ecológicos » 10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre o Desodorante Natural

10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre o Desodorante Natural

Ser sustentável pode ser resumido como consumir recursos hoje sem comprometer as gerações futuras, ou seja, o que consumimos tem que ser feito de forma planejada, sem deteriorar a natureza e dando tempo para que ela possa se regenerar.

Infelizmente não é o que acontece. A exploração de recursos minerais e animais acontece de forma desastrosa, o que compromete o tempo da natureza de conseguir regenerar seus recursos e garantir nossa presença no planeta Terra.

A poluição da indústria de cosmético

A indústria de cosméticos contribui muito para a poluição do planeta:

  • As indústrias liberam uma série de toxinas no meio ambiente durante os processos químicos para formulação desses produtos;
  • Ingredientes usados na fabricação e em embalagens também podem ser poluentes;
  • Os testes em animais também são uma questão muito séria, pois muitas ainda utilizam cobaias para esses testes;
  • Muitas marcas trabalham com uma variedade grande produtos, fazendo o consumidor acreditar que precisa de diversos tipos para se cuidar.

Relação de câncer com cosméticos

Acredita-se que uma mulher usa em média 168 ingredientes diariamente em produtos de beleza, entre desodorante, sabonete, shampoo, condicionador, creme para pentear, batom, rímel, hidratante, etc. Muitos cosméticos possuem produtos químicos nocivos que penetram nas camadas da pele.

Uma publicação de um estudo suíço em setembro de 2016 no International Journal of Cancer, estabeleceu uma ligação entre o câncer de mama e sais de alumínio, o cloridato de alumínio presente em muitos antitranspirantes.

“Sempre que possível, é preferível optar por um desodorante natural / desodorante vegano ao invés de um antitranspirante”

Desodorante Natural X Antitranspirante

Apesar de cumprirem muito bem a função de não deixar o cheiro ruim nas axilas, os antitranspirantes contêm um ingrediente chamado cloridato de alumínio, que possui partículas pequenas que penetram nas glândulas sudoríparas e as obstruem, impedindo que o suor saia. E essa substância não é facilmente liberada pelo organismo, podendo causar acúmulo no corpo.

É muito comum que os antitranspirantes também possuam perfume sintético, tolueno, parabenos e outras substâncias que trazem malefício para o corpo.

Existe antitranspirante natural? Para ser classificado como antitranspirante, o produto segue o conceito de bloquear o suor, e ainda não há um ingrediente natural que tenha esse efeito. Por isso, ainda não é conhecido um tipo de antitranspirante natural, e sim desodorante natural.

Muitas marcas utilizam o conceito de antitranspirante natural, porém após entender o que o produto contém não é possível classificá-lo dessa forma.

Desodorante é um produto usado diariamente, até mais que uma vez por dia dependendo da pessoa, então é importante que seja um produto com ingredientes que não farão mal para a saúde.

Benefícios de usar um desodorante natural.

Você sabe como funciona o suor?

O suor desempenha uma função essencial para o nosso corpo, pois é quando liberamos toxinas, controlamos o PH e a temperatura. Quando um antitranspirante é utilizado, ele impede que essas reações naturais aconteçam.

Sendo assim, essas toxinas ficam no nosso corpo, armazenadas em uma região muito sensível, que é a região mamária, podendo assim causar alergias, irritações, foliculite, nódulos e até gerar doenças mais graves.

O suor é composto 99% por água, e ele não possui o cheiro ruim que acreditamos. O famoso “cc” é formado quando bactérias que ficam na nossa pele entram em contato com o suor, gerando o cheiro desagradável.

Após entender como o suor é formado, vemos que o antitranspirante pode ser facilmente substituído por desodorantes bactericidas.

Mudando hábitos

Sim, desodorante natural funciona de verdade, o que é necessário é entender qual o melhor tipo para cada pessoa. A mudança de um antitranspirante para um desodorante natural pode levar até 15 dias.

Segue algumas dicas que ajudam e muito a adaptar a um desodorante natural / desodorante vegano:

  • Passar o desodorante natural imediatamente após sair do banho;
  • Passar o produto em toda a região da axila;
  • Passar uma vez, esperar secar e passar novamente;
  • Lavar a roupa suja com bicarbonato de sódio ou vinagre para desintoxicar a roupa;
  • Durante o banho, passar uma bucha vegetal nas axilas, esfoliando o local;
  • Essas práticas alinhadas com alimentação saudável e prática de exercício físico geram ótimos resultados.

Opções de desodorante natural / desodorante vegano

Existe no mercado muitas opções de desodorante natural/ desodorante vegano, vamos listar abaixo alguns tipos e sugestões:

  1. Desodorante natural / desodorante vegano stick Alva: é o melhor custo-benefício do mercado. Além de ser um desodorante vegano, é um desodorante natural inodoro, incolor, unissex, não mancha a roupa e é sustentável pois como dura muito tempo gera menos embalagem do que os convencionais.

Ele é muito eficaz pois é feito com ammonium alum que é uma forma do alúmen de potássio que é retirado da natureza e polido a mão para retirar as fissuras.

Tem efeito bactericida e adstringente (reduz o tamanho dos poros), controlando o odor causado pelas bactérias.

Usando todos os dias o de 120 gramas pode durar até 2 anos.

Modo de usar: umedecer a parte de cima com água e passar nas axilas.

Imagem: Desodorante natural / desodorante vegano stick Alva

2. Desodorante natural / desodorante vegano spray Boni: é feito com:

  • óleo essencial de melaleuca (que é um importante antisséptico natural);
  • óleo essencial de toranja (refrescante e adstringente);
  • aloe vera (hidrata e acalma a pele);
  • alúmen de potássio (mineral natural antimicrobiano que elimina bactérias causadoras do mau cheiro).

Esse desodorante natural garante 24 horas de proteção. Para quem busca uma linha vegana, além do desodorante vegano, a Boni Natural possui uma linha completa de produtos naturais e veganos.

Imagem: Desodorante natural / desodorante vegano Boni

3. Desodorante natural / desodorante vegano twist Lafes: é suave e agrada principalmente quem não gosta do aspecto molhado dos desodorantes líquidos. É um desodorante natural feito com ingredientes orgânicos e óleos essenciais, proporciona hidratação e proteção. Duração aproximada de 3 a 5 meses.

4. Desodorante natural / desodorante vegano spray Suavetex: o spray ainda é o favorito da maioria das pessoas. Desodorante natural com ingredientes orgânicos. Garante 24 horas de proteção.

5. Desodorante natural / desodorante vegano creme Ares de Mato: por ser creme é suave e muito hidratante. Desodorante natural com óleos essenciais de melaleuca, cipreste, alecrim e litsea cubeba, garantindo ação antisséptica, adstringente, antifúngica e bactericida.

6. Desodorante natural / desodorante vegano caseiro: com o assunto em alta, surgiram muitas receitas da opção caseira. Muitas pessoas se adaptaram a elas, mas muitas ainda tem dificuldade fazer uso constante.

É importante se atentar aos ingredientes, pois aqueles que levam principalmente bicarbonato de sódio pode gerar alergias. É uma excelente escolha para que busca um desodorante natural / desodorante vegano e quer saber exatamente os ingredientes que vão nele.

10 curiosidades sobre o desodorante natural

  1. É tão eficiente quanto um antitranspirante;
  2. Se adicionado com algumas dicas (ver Mudança de Hábitos acima) tem muita chance funcionar para todas as pessoas;
  3. Não possui ingredientes nocivos para a pele e a saúde;
  4. Tem ótimo custo-benefício;
  5. Os que são feitos com óleos essenciais trazem os benefícios da aromaterapia;
  6. Não agridem o meio ambiente;
  7. Na sua maioria são veganos, ou seja, não utilizam animais para fazer testes de laboratório;
  8. A maioria são hipoalergênicos, não possuem ingredientes que podem causar alergia em quem usa;
  9. Funcionam matando as bactérias do mau cheiro e não bloqueiam o suor, fazendo com que o corpo faça a função de transpirar naturalmente;
  10. São sustentáveis, respeitam a natureza e quem usa.

Resumindo

O desodorante é um produto que normalmente começamos a usar na adolescência e usamos durante toda a vida. Por ser de uso diário é muito importante adquirir um que contenha ingredientes naturais e que não trarão nenhum mal para a saúde.

No Armazém Tropical você encontra esse tipo de produto e muitos outros. Sempre buscando produtos com ingredientes orgânicos e naturais, que respeitam o meio ambiente e trazem benefícios para quem usa.

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)