12 dicas e métodos de como curar a depressão

Considerada como o mal do século, a depressão já faz parte da vida de milhões de pessoas. Reconhecer os primeiros sintomas e buscar ajuda é muito importante no início. E cada vez mais surgem dicas de como curar a depressão.

Esse texto tem como objetivo trazer dicas simples e fáceis que podem auxiliar no tratamento da depressão. Lembrando que o mais indicado é a procura de um profissional para indicar o melhor tratamento.

12 dicas de como curar a depressão

  1. Dicas de como curar a depressão / como tratar a depressão: aposte na risada

A risada relaxa o corpo, proporcionando uma ótima sensação de bem-estar. E melhor ainda, faz com que o cérebro produza substâncias químicas que auxiliam na proteção contra acidentes vasculares cerebrais, estresse, problemas no coração e a depressão. Aposte em filmes de comédia, tenha convívio com pessoas engraçadas e de alto astral, vale até rir de si mesmo.

2. Dicas de como curar a depressão / como tratar a depressão:  amigos são grandes aliados

Inclua no seu círculo de amizades pessoas positivas e que te colocam para cima. Vale um encontro para tomar um vinho, conversar, sair para comer uma pizza, o importante é estar cercado de pessoas de bem e que proporcionam um bem-estar.

3. Dicas de como curar a depressão / como tratar a depressão: o poder da meditação

Meditar é um santo remédio. Já foi provado que a meditação melhora o sistema imunológico e aumenta nossa capacidade de atenção. A meditação constante também pode ser usada como antidepressivo em muitos casos.

4. Dicas de como curar a depressão / como tratar a depressão: a alimentação é uma grande amiga

Alimentos certos ajudam na produção de serotonina, que regula o humor, sono, apetite, entre outros. Aposte nesses alimentos: banana, abacate, mel, nozes, castanhas, peixes como salmão. Na contrapartida, evite álcool, cafeína, adoçantes artificiais, alimentos industrializados, alimentos com muito açúcar e sal. Esses alimentos podem afetar o sistema nervoso.

5. Dicas de como curar a depressão / como tratar a depressão: invista na atividade física

O exercício físico libera no cérebro a endorfina, hormônio ligado ao bem-estar e prazer. Por mais que a depressão muitas vezes traga desânimo, o exercício físico pode ajudar a sair desse mal estar. Para os casos de depressão, caminhar em passos rápidos, correr e pedalar são os mais indicados. A recomendação é a prática de 3 a 5 vezes por semana, aproximadamente de 45 a 60 minutos por dia.

6. Dicas de como curar a depressão / como tratar a depressão: já pensou em ter um jardim?

Pode ser pequeno ou grande, na sacada do apartamento ou com um monte de vasos, o importante aqui é colocar as mães na terra. O contato do nosso corpo com a terra ajuda o cérebro a produzir serotonina, o hormônio do humor. E também o contato com a natureza nos traz paz e calma, o que auxilia no tratamento da depressão.

7. Dicas de como curar a depressão / como tratar a depressão: conheça terapias alternativas

Para buscarmos a paz e bem-estar vale tudo. Por isso fica a dica de algumas terapias alternativas que fazem muito sucesso: acupuntura, reiki e yoga. Existem muitos profissionais formados nessas áreas que podem auxiliar no processo de cura da depressão.

8. Dicas de como curar a depressão / como tratar a depressão: passeios ao ar livre ajudam

Estar em contato com a natureza, fazer uma caminhada em um parque, em um local com grande luminosidade podem auxiliar no tratamento para cura da depressão. A sensação de bem-estar que o ar fresco e o sol trazem são fantásticos.

9. Dicas de como curar a depressão / como tratar a depressão: preste atenção no sono

Dormir bem, de 6 a 8 horas ajuda a relaxar o corpo e refrescar a mente. Na hora de dormir, invista em um ambiente escuro, sem barulho, evite celulares e aparelhos luminosos, essas dicas auxiliam a uma noite mais tranquila.

10. Dicas de como curar a depressão / como tratar a depressão: conheça o óleo essencial de lavanda

O óleo essencial de lavanda é um dos mais conhecidos no mundo.

Além de suas propriedades calmantes também possui propriedades: analgésica, antidepressiva, antisséptica, antiespasmódica, cicatrizante, citofilática, emenagoga, hipotensora e sedativa. O óleo essencial de lavanda também ajuda no combate a insônia, estimula a autoestima e autoconfiança. É excelente para ser usada em bebês e crianças, como aromaterapia para acalmar.

11. Dicas de como curar a depressão / como tratar a depressão: o uso dos florais

O floral se baseia no uso de essências florais medicinais para devolver o equilíbrio entre mente e corpo, permitindo que o corpo fique mais livre para o processo de cura.

A terapia com os florais é completamente natural, não tem contraindicações e utiliza ao todo 38 tipos diferentes de essências que ajudam a expulsar emoções negativas do corpo, como medo, ódio, preocupação e indecisão.

Tem por objetivo restaurar esse equilíbrio, ajudando a pessoa a aceitar e trabalhar suas emoções. Por exemplo, quando alguém sente medo, deve trabalhar a coragem, já quem sente muito estresse deve melhorar sua capacidade para relaxar, de forma a que o corpo e a mente consigam estar novamente em sintonia, evitando ou combatendo diferentes tipos de problemas de saúde.

Procure o floral mais indicado para cada caso.

12. Dicas de como curar a depressão / como tratar a depressão: persista no tratamento

Procure ajuda especializada desde o aparecimento dos primeiros sintomas. Apenas ajuda médica poderá auxiliar na melhor maneira de seguir o tratamento. E lembre-se que o tratamento pode durar um tempo, por isso tenha calma e paciência que tudo dará certo.

Você não está sozinho

O primeiro passo para lidar com a depressão é procurar ajuda. Amigos, familiares podem ser o primeiro passo e depois a ajuda médica. Como complemento, pode-se apostar nas dicas acima que vão auxiliar nessa jornada.

Ações que geram resultado

O Armazém Tropical acredita que a mudança começa em cada pessoa, e que toda ação para o bem é válida!

Trabalhamos com produtos que seguem a linha orgânica, natural e sustentável.

E sempre buscamos produtos que tenham o menor impacto possível no meio ambiente.

Assim inspiramos as pessoas a viverem em um mundo melhor e conseguimos melhorar o nosso redor.

Nossa loja física ter disponível de segunda a sábado hortifruti orgânico, de fazendas certificadas, e com opção de delivery para Vinhedo e região.

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)